Psicoterapia Cognitivo Comportamental
A Psicoterapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem de tratamento breve, estruturado, focado em objetivos, em que psicólogo assume uma postura ativa com o finalidade de auxiliar o paciente a entender a importância da interpretação das situações vivenciadas para o desencadeamento das emoções e do comportamento, por meio de técnicas e ferramentas científicas, empiricamente testadas e com eficácia reconhecida.
Em linhas gerais, portanto, a terapia cognitivo comportamental atua na alteração dos padrões de pensamento e na flexibilização das crenças centrais, em um processo denominado reestruturação cognitiva. Ao final, a grande busca da relação terapêutica estabelecida é para que o paciente se torne o seu próprio terapeuta, praticando no dia a dia as técnicas aprendidas. A eficácia da abordagem é reconhecida por estudos empíricos que apontam uma redução significativa dos sintomas e dos prejuízos identificados antes do tratamento.
O tratamento em grupo na abordagem cognitivo comportamental também é embasado nos mesmos preceitos da psicoterapia individual, mas ainda possibilita outros ganhos. Além de desenvolver um tratamento com objetivos e buscar a reestruturação cognitiva através da utilização de técnicas e ferramentas, o grupo desperta os sentimentos de pertencimento e compreensão, proporciona a função de automonitoramento, regula a motivação e a responsabilidade diante dos objetivos combinados e desenvolve o aprendizado pela troca de experiências assertivas que alcançaram o sucesso.